em até 6x sem juros de
em até 6x sem juros de
É consenso: a grande maioria dos agricultores concorda que a poda é um dos principais fatores no desempenho de árvores bem sucedidas e da rentabilidade de pomares. Mas para que serve?
Nas oliveiras, podemos dizer que a poda elimina os ramos “ladrões”- aqueles que crescem de forma vertical e que não produzem azeitonas, mas roubam energia da árvore, reduzindo a frutificação. Assim, estimula-se que ramos novos brotem, pois são os galhos novos os grandes produtores de azeitona!
A poda também facilita a colheita, conduzindo a oliveira ao formato mais adequado à técnica pretendida e à densidade de plantação, e melhora a polinização e exposição aos raios solares da árvore como um todo, evitando partes “fechadas”, com muita sombra.
Mas esses cortes devem ser feitos com alguns cuidados, como por exemplo, estabelecer um equilíbrio entre as raízes e a parte aérea. No início do crescimento não se deve realizar grandes podas, já em árvores produtivas, deve-se podar apenas o necessário para obter os objetivos que citamos acima. Os talhos têm que ser lisos, o mais próximo possível de 45º, e rente ao tronco, sem machucá-lo.
Nas árvores maiores, é recomendado deixar entre 3 e 4 pernadas (aqueles galhos mais grossos) saindo do tronco principal e manter um terço do volume da copa, deixando em formato de “taça”.
A poda deve ser evitada durante a colheita ou no alto do inverno, porque nessas situações a cicatrização é mais demorada e facilitará o aparecimento de pragas.
Uma árvore debilitada deve ser mais podada que uma vigorosa - já que a técnica tende a revitalizar o sistema de circulação da seiva. Mas lembre-se: a poda é apenas parte de uma série de cuidados a se ter com a árvore e sua recuperação para garantir um produto final de qualidade!
venda puro na
sua lojaAzeite Puro © 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
cnpj 26.396.103/0003-78
DESENVOLVIDO POR Triacca Design Digital