Azeite de oliva e o meio ambiente

Já é conhecido que o azeite de oliva traz muitos benefícios para a saúde, como redução do colesterol e prevenção de doenças degenerativas. Mas um outro aspecto muito positivo do azeite é que ele ajuda a preservar o meio ambiente.

Os alimentos que fazem mal à nossa saúde (como óleos refinados de soja), também fazem mal à natureza – é o que diz um estudo publicado pela PNAS. Foi analisada a maneira que eles são produzidos (água gasta, a superfície implicada e os produtos químicos utilizados, entre outros) e concluíram que as comidas que fazem parte de uma dieta saudável, entre eles o azeite de oliva, causam impacto mínimo sobre o planeta.

Os responsáveis pelo estudo sugerem, inclusive, que uma dieta global com um maior consumo de alimentos mais saudáveis melhoraria a sustentabilidade ambiental!

 

Um relatório do COI (Conselho Oleícola Internacional) diz que quando as práticas agrícolas apropriadas são adotadas, “o efeito sumidouro de carbono (ou seqüestro de carbono) das oliveiras na biomassa e no solo é muito maior que as emissões de gases de efeito estufa da produção de uma unidade (um litro de azeite virgem ou azeite extra virgem)”, afirma o relatório. Ou seja, ainda devolvemos ao ecossistema mais do que é necessário.

Consumir Azeite Puro traz mais sabor à sua refeição, protege sua saúde e ainda o planeta!

Veja Também: